sábado, 12 de fevereiro de 2011

A origem das férias


A palavra “férias” surgiu das palavras latinas feria ou feriae, que designavam um dia de descanso entre os romanos e, mais tarde, foram ligadas aos feriados de ordem religiosa. No século III d.C., Constantino considerou os dias da semana em seu calendário como Prima Feria, Secunda Feria, Tertia Feria, Quarta Feria, Quinta Feria, Sexta Feria e Septima Feria.

No século IV, o primeiro dia da semana mudou para Dominicus Die (Dia do Senhor) e o sétimo dia da semana se tornou Sabbatu, dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única que manteve feria (no nosso caso, feira) nos dias da semana. O direito de férias foi conquistado no Brasil no início do século XX. Desde então, todo trabalhador tem direito a 30 dias de descanso após 12 meses de trabalho contínuo.

As férias escolares podem chegar a 120 dias, distribuídos entre os meses de janeiro, julho e dezembro. Nessa época, os locais de lazer como cinema, teatro, shopping e parque, transformam-se em verdadeiros playgrounds e os pequenos (ou nem tão pequenos, como os adolescentes) tomam conta dos ambientes. É uma grande festa.

Fonte:
Porto e Você
Informativo do Cartão Porto Seguro Visa
Dezembro/Janeiro – 2010/2011 / Edição 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário