domingo, 12 de junho de 2011

Os enamorados e o Dia dos Namorados


A origem do Dia dos Namorados no Brasil não é das mais românticas. Existem várias versões que correm de boca em boca, mas a mais comentada é a de que um publicitário trouxe a idéia do exterior e a apresentou para comerciantes. Eles escolheram comemorar em 12 de junho – véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro – por ser um período de poucas vendas no comércio.

No restante do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro – Dia de São Valentim. Reza a lenda que São Valentim era um bispo que foi contra as ordens do imperador Cláudio II. É que na Roma antiga estava cada vez mais complicado conseguir homens para lutar nas guerras. Os casados não queriam abandonar suas mulheres e filhos para servir o exército romano. Sendo assim, o imperador resolveu proibir os casamentos entre jovens.

São Valentim não concordou e continuou fazendo cerimônias secretas e, quando descoberto, foi preso e condenado à morte. Os jovens ficaram revoltados e passaram a se manifestar em nome do amor. Na prisão, ele e a filha do carcereiro se apaixonaram. A moça, que era cega, voltou a enxergar por milagre. Antes de ser decapitado, Valentim escreveu uma carta à amada na qual assinava “Do Seu Valentim”, daí a origem do Dia dos Namorados ou Valentine’s Day (em português, Dia do Valentim).

Existem muitas outras versões, como a que diz que o dia 14 de fevereiro não tem ligação nenhuma com santo. Na Idade Média, a data era representada pela troca de mensagens entre namorados apenas por ser o início da época de acasalamento dos pássaros. No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados e nos Estados Unidos, no início do século XIX, já eram vendidos cartões de São Valentim.

Fonte:
Porto e você
Informativo do Cartão Porto Seguro Visa
Maio/Junho – 2011 / Edição 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário